8 Dicas para uma boa mixagem!

8 Dicas para uma boa mixagem!

sexta-feira, 29 de julho de 2011


Você que é DJ novato, ou você que já é profissional, ou você que ainda sonha em ser um DJ profissional, aqui vão algumas dicas para uma mixagem perfeita.
 
Lembrando que, este tutorial é relacionado ao programa Virtual DJ da Atomix.

 

1ª Dica – Baixe muitas acapellas e Instrumentais
É sempre bom você ter acapellas (só o vocal) e instrumentais (só a base) em sua coleção de música, além de te dar mais opções de mixagem ao-vivo, é ótimo para fazer introduções e mixagens com Crossfader (Fade-in – Fade-out).

2ª Dica – Use músicas que combinam uma com a outra
É sempre bom saber qual música irá combinar com a outra em caso você for fazer alguma mixagem com instrumental+acapella, ou até mesmo com mixagem ao vivo quando uma música entra em cima da outra (Crossfader). Assim você terá melhores resultados e uma mixagem perfeita. Treine em casa e decore (ou marque) as músicas que se combinam, assim, quando for atuar em algum lugar como uma festa ou uma balada, você tem em mãos total controle sobre as músicas, e levando em consideração a dica anterior, muito mais adrenalina.

3ª Dica – Use sempre o BeatLock (Sync / Magic Sync)
O BeatLock (indicado para samples) permite que um som fique com o tempo (velocidade) e o pitch (nota) igual ao da música Master, garantindo então que ambas músicas/sons se combinem. Mas atenção, nem todos samples funcionam deste jeito, alguns, feitos para hip-hop, não dão certo em músicas Eletronicas, outros sim, alguns não, e vice-versa.
O Sync é altamente indicado para sincronizar músicas dos dois decks, para que fiquem com o mesmo tempo e pitch, garanto mixagem perfeita com ambas. Se por algum caso o Pitch não subir ou descer, significa o BPM da música é muito baixa/alta relacionada ao da outra música, não sendo possível sincronizar.

4ª Dica – Faça mixagens nos locais corretos da música
É altamente IMPORTANTE que você saiba dessa técnica, apenas faça mixagens com músicas em um local correto. Por exemplo, quando uma música está tocando, daí a pessoa para de cantar e fica somente um toque (base), é a hora certa de mixar com a outra música, e também quando só a pessoa está cantando (sem a base), a maioria das músicas têm isso. Você já insere uma instrumental ou outra música qualquer e utilizando o Crossfader, vai dar um efeito Fade muito legal em suas mixagens.

5ª Dica – Aperfeiçoe seu Scratch
O Scratch é importante em baladas e festas de Hip-Hop e Old School, o Scratch dá um efeito bem legal de risco nas músicas e até para outros estilos também. Treine em casa, e mostre o que você sabe para as outras pessoas.

6ª Dica – Se você tem computador mas não tem aparelhagem de som, improvise!
O VirtualDJ pode ser a sua porta para o sucesso! Tanto que, você pode comprar um cabo que tenha entrada para MP3 por exemplo, e saída com dois plugins (vermelho e branco), daí você pode fazer com que o som saia em um aparelho de som ou num mixer que possui entradas para plugs vermelhos e brancos. Nos aparelhos de sons da atualidade, possui essas entradas, você pode ligar no seu som, aumentar até o último volume (hehehe) e sair esbanjando mixagem!

7ª Dica – Se errar, disfarce!!
Caso você esteja em uma mixagem e acabar errando, tente dar um jeito de disfarçar seu erro, utilizando o efeito Brake, acionando um sample, ou um outro jeito. As vezes, é necessário ter técnicas de disfarce para poder "consertar" seu erro.

8ª e última dica – Novatos e intermediários: SEMPRE TREINE ANTES!!!
É necessariamente necessário (nossa… rsrsrs) que você treine pelo menos duas vezes por semana no seu Virtual DJ para aperfeiçoar suas técnicas, assim, quando for tocar ao-vivo, você tem em mãos todas as técnicas. Não tente fazer o que você ainda não tem a prática, isso pode ser um desastre.



0 comentários: